Quando o empregado precisa se afastar por mais de 15 dias do trabalho, o benefício previdenciário é o auxílio-doença. Antes disso, os primeiros 15 dias de atestado são remunerados pelo empregador, que deve garantir esse afastamento.
O auxílio-doença pode ser solicitado pelo próprio segurado no portal Meu INSS ou aplicativo de celular ou pela empresa, segundo o artigo 76-A do decreto 3.048/99.
O INSS exige contribuição mínima de 12 meses (prazo de carência) para afastamentos decorrentes de doenças pré-existentes, mas se considerado acidente do trabalho próprio ou por equiparação (por nexo concausal), a carência é dispensada pela lei 8.213/91.
Quando há relação com o trabalho, o empregado deve receber auxílio-doença acidentário, mais benéfico do que o auxílio-doença comum, porque garante a estabilidade no emprego por 12 meses após a cessação do benefício, pelo artigo 118 da lei 8.213/91. Além disso, o empregado poderá receber indenizações pela Justiça do trabalho.
Consultar também os flashcards “Quais as vantagens de converter o benefício de auxílio doença B31 em B91 acidentário?” e “Direitos de quem está com Doença Ocupacional”.
- Passar pela perícia médica do INSS após sofrer um acidente de trabalho acaba deixando muitos…
Emissão CAT fora do prazo ainda vale? Entenda as consequências
Pode emitir CAT fora do prazo? Quando ocorre um acidente de trabalho ou doença ocupacional,…Acidente terceirizado quem emite CAT
Quando um trabalhador terceirizado sofre um acidente de trabalho, surgem dúvidas sobre quem deve emitir…CAT de óbito: passo a passo para comunicação e benefícios
Quando um trabalhador perde a vida em decorrência de um acidente de trabalho, a família…Estabilidade e readaptação: como funciona a reabilitação profissional INSS
Acidentes de trabalho ou doenças podem mudar a vida de um segurado, muitas vezes impedindo…CAT MEI é possível? Como registrar acidente de trabalho para autônomos e MEIs?
Ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou autônomo oferece flexibilidade, mas quando um acidente acontece, surgem…Acidente com motocicleta no trabalho: Entenda os direitos e emissão de CAT
Trabalhar de moto, seja como entregador, vendedor externo ou em outra função, traz riscos. Um…Quando acidente de trajeto é acidente de trabalho? Entenda!
Muitos trabalhadores se perguntam: acidente de trajeto é acidente de trabalho? Essa dúvida surge porque…Emitir CAT online: como emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (passo a passo)
Sofrer um acidente de trabalho ou receber um diagnóstico médico de uma doença relacionada ao…Como provar acidente de trabalho: o que realmente ajuda no processo
No mundo jurídico, a busca pela verdade em um processo pode ser complexa. Documentos e…















































