INSS

O acompanhamento da perícia médica judicial pelo advogado é permitida e necessária?

Ao tratar de benefícios previdenciários, em especial os benefícios por incapacidade, a perícia médica se apresenta como peça fundamental para a tomada de decisão da Autarquia Previdenciária ou em caso de se tratar da via judicial, do juiz.

Fato é que algumas dúvidas surgem quando se fala em perícia, sendo essencial ter uma base do que é necessário levar consigo neste momento tão importante em busca de seu benefício.

De antemão ressalta-se que é essencial possuir vasta documentação médica e, claro, levar também seus documentos pessoais. A documentação precisa ser atualizada para facilitar a formulação de um diagnóstico do perito junto da sua avaliação médica.

Alguns dos documentos interessantes de levar são:

  • Laudo médico;
  • Exames;
  • Atestados;
  • Receitas médicas.

Recomenda-se que os documentos contenham informações completas como data do diagnóstico, CID, restrições que a incapacidade gera, grau da incapacidade, possibilidade de recuperação, método utilizado no exame, meios de recuperação, documentação.

E aqui surge uma questão, é possível levar o advogado que acompanha seu caso no momento da perícia médica?

Perícia médica e acompanhamento por advogado

perícia médica

Nesse vídeo esclarecemos se de fato existe ou não necessidade do advogado acompanhar os trabalhos do médico perito, seja do INSS, seja do perito judicial, durante a conhecida e muitas vezes temida perícia médica.

Se restarem dúvidas quanto ao tema fique à vontade para nos contatar que nossa equipe estará pronta para lhe auxiliar!.

No mais, não esqueça de compartilhar nosso conteúdo para que mais pessoas tenham conhecimento de assuntos previdenciários importantes e claro, continue nos acompanhando aqui no site, até a próxima!

Waldemar Ramos

Advogado, consultor e produtor de conteúdo jurídico, especialista em Direito de Família e Previdenciário.

Artigos relacionados